MEC lança guia do participante do Enem 2012 com dicas para fazer boa redação na prova

O MEC (Ministério da Educação) lançou nesta segunda-feira (30) o guia do participante do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, que explica, em detalhes, como será a correção da redação e dá exemplos de textos-modelo para a prova.

O guia “A Redação no Enem 2012” ainda traz seis redações do Enem 2011 que tiraram a nota máxima (1000 pontos). Elas são comentadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pela correção da prova.

Serão impressos, segundo o MEC, cerca de 1,7 milhão de exemplares, a serem distribuídos em escolas.

A divulgação do guia já havia sido anunciada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em maio. As inscrições para o Enem 2012 terminaram em junho e quase 5,8 milhões de candidatos confirmaram participação.

Mudanças neste ano

Na prova deste ano, dois corretores, a princípio, olham a redação do candidato. Se a diferença entre a nota final deles for superior a 200 pontos na nota total ou de 80 pontos em cada uma das competências, um terceiro corretor entra em cena. A nota final será a média aritmética simples das menções “mais próximas”.

Caso a discrepância permaneça, uma banca, formada por três avaliadores, corrige novamente o texto. Ela, então, determina a nota final do candidato.

FAÇA AQUI O DOWNLOAD DO GUIA DO PARTICIPANTE (em .pdf)

Anúncios