ENEM 2019 – Azul 99; Rosa 93; Amarela 104; Branca 131

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
▓▓▓▓▓▒▒▒░░░ DESCRIÇÃO DO VÍDEO ░░░▒▒▒▓▓▓▓▓▓
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ஜ۩۞۩ஜ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

ENEM 2019 – CADERNO AZUL -QUESTÃO 99
A cada safra, a quantidade de café beneficiado é igual à quantidade de resíduos gerados pelo seu beneficiamento. O resíduo pode ser utilizado como fertilizante, pois contém cerca de 6,5% de pectina (um polissacarídeo), aproximadamente 25% de açúcares fermentáveis (frutose, sacarose e galactose), bem como resíduos de alcaloides (compostos aminados) que não foram extraídos no processo. LIMA, L. K. S. et. al. Utilização de resíduo oriundo da torrefação do café na agricultura em substituição à adubação convencional. ACSA – Agropecuária Científica no Semi-Árido, v. 10, n. 1, jan.-mar., 2014 (adaptado).
Esse resíduo contribui para a fertilidade do solo, pois
a) possibilita a reciclagem de carbono e nitrogênio.
b) promove o deslocamento do alumínio, que é tóxico.
c) melhora a compactação do solo por causa da presença de pectina. d) eleva o pH do solo em função da degradação dos componentes do resíduo.
e) apresenta efeitos inibidores de crescimento para a maioria das espécies vegetais pela cafeína.

Com vídeos todas as Segundas, Quartas e Sextas, SEMPRE às 18h, o canal QUÍMICA COM ARTE (Q C A ) é apresentado pelo Professor João Roberto Mazzei e tem como objetivo compartilhar de uma forma simples e direta um rico conteúdo de Química. São aulas explicadas de forma bem humorada, objetiva, simples e rápida, que misturam música, dança, memes, gifs para que você consiga entender a matéria. Quer entender a Química de forma simples e fácil? Me siga nas redes sociais….hehehehe
NÃO CLIQUE AQUI: //bit.ly/2yi97Y5
Instagran do Mazzei: @bymazzei
Tweeter:@professormazzei
Site: http://www.professormazzei.com
Canal do Youtube: https://bit.ly/2yi97Y5
Minha Rádio: http://radioatividademusic.com.br/