Essa Notícia pode virar Questão de ENEM

Por que o cheiro de carro novo está fadado a desaparecer nos próximos anos… – Veja mais em https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2020/09/12/por-que-o-cheiro-de-carro-novo-esta-fadado-a-desaparecer-nos-proximos-anos.htm?cmpid=copiaecola
Do UOL

Em São Paulo (SP)

12/09/2020 04h00

Interior Aston Martin DBX - Divulgação
Interior Aston Martin DBX Imagem: Divulgação

Para muitos amantes da cultura automotiva, o cheiro de carro novo é um dos maiores atrativos para se adquirir um modelo zero km. No entanto, ele pode estar com os dias contados. No Reino Unido, órgãos reguladores têm pressionado fabricantes para evitar a utilização de produtos químicos que exalam cheiro em plásticos, colas, tecidos e outros materiais que compõem o interior dos carros.

A tentativa é que as montadoras utilizem alternativas mais puras e inodoras. Oito substâncias que comumente podem ter seu odor sentido nas primeiras fases da vida dos carros foram identificadas como tendo um efeito adverso aos ocupantes. São os compostos orgânicos voláteis (COVs). Eles são: acetaldeído, acroleína, benzeno, etilbenzeno, formaldeído, estireno, tolueno e xileno.